domingo, 26 de março de 2017

Resfriamento de câmera DSLR


O projeto que irei apresentar desta vez representa um desafio muito grande para mim, pois sempre desejei ter uma DSLR com as cores do Homem de Ferro (Marvel). (Brincadeira! risos) De fato era um projeto que residia em minha mente há muito tempo e exigia conhecimentos até então inexplorados por mim, tornando assim inviável a sua execução... ao menos até hoje! (e a câmera acabou ficando com as cores do Iron Man :D).

Sem mais chorumelas... este trabalho trata-se de uma reformulação quase integral da DSLR Canon 450D (XSi), pois foram removidos: filtro IR, LCD, botões, flash, espelho, viewfinder, autofoco, fotômetro, prisma, capas, saída de vídeo, seletores, capacitores, botão de disparo, bateria etc. Tudo o que não é necessário para astrofotografia deixou de fazer parte da câmera. Por outro lado foram instalados sistema de resfriamento com célula peltier, termostato para controle de temperatura, sistema anti-orvalho com fios de nicromo, desumidificador, reguladores, eliminador de bateria e caixa hermética.

O objetivo fundamental deste projeto é fornecer resfriamento controlado ao sensor CMOS da câmera, em geral ele trabalha com aproximadamente 35° C e nas fotos de longa exposição isto se traduz em pequenos pontos coloridos que não fazem parte do objeto fotografado (resumidamente falando). Portanto, reduzindo-se esta temperatura do sensor a quantidade de pontos (ruído térmico) também se reduz. O inconveniente deste tipo de modificação é que acrescentamos massa ao corpo da câmera (sistema de resfriamento) e provocamos o surgimento de orvalho dentro da câmera devido à baixa temperatura com umidade elevada.

Várias outras pessoas ao redor do mundo criaram projetos para este fim, cada qual adotando as suas próprias soluções, no Brasil não há muitos registros deste tipo de trabalho. A solução que encontrei para conseguir atingir o meu objetivo (e mantendo o equilíbrio do sistema) foi reduzir ao máximo a massa da câmera para que as novas peças não excedam o limite de carga suportado por um focalizador.

A câmera é totalmente e exclusivamente controlada por computador via porta USB, desta forma será dedicada ao uso astrofotográfico apenas. Antes de iniciar os procedimentos, uma grande pesquisa precedeu todas as etapas envolvidas e, ainda assim, surgiram vários desafios imprevistos ao longo da jornada que complicaram o projeto. Registro aqui o meu enorme agradecimento aos amigos Rafael Compassi e Jordan Patrick que por várias vezes me auxiliaram com dúvidas pontuais, além de valiosas dicas do Mr. Gary Honis.
Câmera desmontada, todas as peças à esquerda não serão utilizadas.
Novo corpo para a câmera (caixa hermética).

Alguns detalhes dos arranjos elétricos.

Coldfinger feito de cobre e usinado com uma Dremel. Esta peça é instalada atrás do sensor e é a responsável em fazer a transferência térmica entre a célula peltier e o sensor.

Câmera sendo remontada, um cooler de processador de computador foi usado para resfriar a célula peltier.

Aspecto final da câmera com aproximadamente 1kg.

OBJETIVO ALCANÇADO!
Na última foto é possível perceber que o esforço valeu a pena, é recompensador ver o quão significativo é o resultado. Com este novo avanço espero melhorar a qualidade do meu trabalho como astrofotógrafo e fazer os meus registros cósmicos com mais qualidade e fidelidade.

Abraços!

16 comentários:

  1. Brilhante trabalho, parabéns pelo projeto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Marcelo! Falta apenas céus limpos para testar o desempenho.

      Excluir
  2. Parabéns, belo trabalho e dedicação !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo Conrado! Já estou projetando um segundo modelo (rsrs).

      Excluir
  3. Hi there! Nice job! I'm currently working on my own dslr (olympus E300) and I'd like to know if it is possible to get rid of the flash capacitor. It is useless for AP and occupies a place that would be great for my peltier.
    Best regards

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Confutatis, I only used Canon cameras, so I haven't any ideas about Olympus body, but I wish good lucky for you.

      Excluir
  4. Com esse sistema, ainda é necessário a realização de darks? Ou o resfriamento dá conta de atenuar todo o ruído produzido pela longa exposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, só poderei te assegurar esta informação quando eu fizer as capturas e, por enquanto, as nuvens não estão cooperando na minha região.

      Excluir
  5. Já teve contato com alguma box (cooler) para DSLR da Órion? Teria a mesma eficiência na redução de ruído que a câmera modificada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tive um box Orion, o resultado nem passa perto, por isso resolvi fazer esta modificação com peltier. Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns Delberson, belíssimo trabalho. Sou grande fã do seu blog .
    Sua dedicação e habilidade são admiráveis .
    Um abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fabio Palleze! Este tipo de comentário que me motiva a continuar atualizando o blog. Abração!

      Excluir