quinta-feira, 9 de julho de 2020

Montagem Equatorial Caseira - Mark VI

GEM Mark VI
Em 2.020 (nem tudo foi perdido) dei início a um novo projeto de montagem equatorial desenvolvida e produzida em casa. A ideia inicial era apenas corrigir algumas peças da Toto Mount, haja vista que agora eu disponho de uma CNC Router para usinar peças em alumínio, madeira, plásticos etc. Desde quando terminei esta montagem eu sabia que em algum momento seria interessante melhorar algumas partes (apesar de funcionarem), não eram tão robustas ou belas, mas fiz com o que eu dispunha naquela época.

Diante deste cenário, iniciei também uma nova aprendizagem sobre como modelar e programar uma CNC. O primeiro ajuste necessário era no sistema de inclinação do eixo de ascensão reta para o alinhamento polar, o sistema anterior não me permitia fazer um alinhamento por derivação preciso. O outro ajuste era no sistema de instalação do motor em DEC, pois era improvisado com barras roscadas.
Primeiras peças a ficarem prontas
A ideia se resumia apenas nestes dois ajustes, porém diante das capacidades da CNC acabei me vendo diante da possibilidade de aprimorar toda a montagem e foi o que acabei fazendo, no final eu acabei criando uma nova montagem. Assim nasceu a Mark VI!

Esta nova montagem é de pequeno porte, capacidade aproximada para 12kg (fora as contra-pesos), equipada com o sistema AstroEQ (o qual já falei a respeito aqui no blog), possui GoTo, autoguiagem e preciso sistema de alinhamento polar. Além disso, criei também para ela um saddle padrão Vixen cujos parafusos de travamento não danificam o dovetail.
EQ desmontada
Na imagem acima podemos ver como não é fácil projetar e construir uma montagem equatorial do zero. Ao final contabilizei 62 peças e mais de 80 parafusos! Além de várias horas de projeto, montagem e testes...

A montagem encontra-se em uso e já fiz várias imagens com ela, portanto ela já conta com algumas horas de exposição em seu currículo e tem funcionado muito bem. Porém preciso aprimorar o sistema de embreagem que ainda não me agradou 100%, creio que com esta última alteração a montagem terá um pouco mais de precisão.

Nebulosa do Cachimbo

Complexo Nebular Rho Ophiuchi

Aglomerado Plêiades do Sul
As imagens acima foram todas obtidas com os equipamentos contidos na primeira foto desta publicação. Além da montagem caseira, o dovetail (barra onde se prendem as câmeras na montagem), o adaptador para lentes EOS-T2, o removedor de orvalho (dew heater) e a pequena luneta utilizada para guiagem foram todos construídos em casa. As imagens foram obtidas através de exposições de 180 segundos a 300 segundos utilizando uma câmera ZWO ASI178MC-C e objetiva Canon 50mm F1.8 II.

Abraços e até a próxima!

24 comentários:

  1. Olá Delberons
    Parabéns pelas melhorias. Eu fiquei curioso, que tipo de CNC router voce tem? PRoduziu ou comprou alguma pronta?
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcelo Martins! Eu mesmo fiz a minha CNC. Abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Estou tentando viabilizar a produção Bill, mas pretendo sim!

      Excluir
    2. Posso fazer um tópico sobre a CNC aqui no blog, caso queiram.

      Excluir
  3. Ficou um monstrinho fantástico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Pensa em comercializar e qual seria a projeção inicial de valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso sim André Gerolamo, porém eu preciso simplificar alguns processos para conseguir mais em menos tempo. Estou estudando as opções. Abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Excelente trabalho. Parabéns. Deveria pensar em comercializar. Com o dólar em alta os preços destes equipamentos importados ficaram impraticáveis. Este é o momento de surgir similares nacional com preços mais atrativos.

    ResponderExcluir
  7. Ola Delberson, vc tem email para contato. Gostaria de saber mais sobre a sua montagem.
    Caso prefira, responda direto para dadomoura@gmail.com

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Já consegue comercializar?

    ResponderExcluir
  9. Como está o processo para comercialização? Pensando sobre? Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  10. Me venda uma,por favor!!
    jpmendesdocapao@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Excelente trabalho. Gostaria de um contato direto. Preciso de um projeto específico para lhe remunerar. Pode entrar em contato comigo? Segue e-mail: antoniocgsouza@gmail.com. Acredito que vá gostar. Aguardo.

    ResponderExcluir