terça-feira, 28 de agosto de 2018

Sistema de Motorização: AstroEQ

Placa Arduino Mega 2560 utilizada para montar o AstroEQ.
Desenvolvido por Thomas CarpenterAstroEQ foi o segundo sistema de motorização de montagem equatorial que eu montei. Apesar de ser pouco conhecido pelos brasileiros, este sistema me chamou a atenção por possibilitar o uso do EQMod, que é um software/driver ASCOM para montagens equatoriais comerciais - o qual eu já usava na minha montagem equatorial SkyWatcher HEQ5 Pro. O EQMod é um poderoso software para automação de montagens equatoriais, possui inúmeros recursos muito úteis em astrofotografia e é bem conhecido pela comunidade de astrofotógrafos (inclusive merece um artigo aqui no blog). 
Painel EQMOD.
O sucesso para se obter um bom sistema de motorização é o casamento perfeito entre hardware e software, e acredite: esta é a parte mais difícil de todo o processo! Além da etapa de configuração há também a etapa de adaptação ao uso de cada plataforma, neste aspecto (na minha humilde opinião) o AstroEQ sai na frente de todos os demais sistemas justamente por fazer uso de um excelente software que foi desenvolvido para suprir as necessidades de quem faz astrofotografia, usufruindo dos melhores recursos disponíveis em uma montagem equatorial computadorizada.
Minha caixa com o AstroEQ instalado.
Este sistema pode ser comprado diretamente no site do desenvolvedor ou pode ser construído pelo usuário. O sistema é livre e gratuito para quem quiser construir a sua própria placa, sendo proibido comercializá-lo fora do site do desenvolvedor. Há uma versão com circuito próprio que promete resultados melhores devido à eletrônica mais robusta do que a do Mega 2560 (inclusive eu queria montá-la), contudo não encontrei um circuito integrado necessário para a montagem, o PIC18F14K50-I/P. A outra versão é esta que apresento na publicação, baseada no Mega 2560 e mais alguns poucos componentes.
Alguns componentes para a montagem do sistema.
O AstroEQ é o sistema mais fácil de se construir desta série que estou publicando no blog. Trata-se de um controle desenvolvido com base na plataforma Arduino, sendo necessário basicamente uma placa Arduino Mega 2560, um shield mega protoboard, dois drivers, dois motores de passo, alguns capacitores e conectores. Além disso possui um programa muito fácil de usar para programar e gravar o arduino.
Arduino com o shield e componentes instalados.
A eletrônica deste sistema é a mais simples possível e, portanto, a mais fácil de montar e configurar porque tem um aplicativo próprio para isso. No entanto, é o único da série compatível apenas com montagens equatoriais, ou seja, não dá para usar o AstroEQ com montagens altazimutais. Além disso, não permite também aprimoramentos através de módulos tal como veremos mais adiante com o próximo sistema, o Onstep que também é baseado no arduino.
Utilitário de configuração e gravação do sistema (uma mão na roda isso!).
Dentre todos os sistemas, este é o que mais me agrada pela simplicidade e por fazer exatamente aquilo que espero de uma montagem computadorizada para uso em astrofotografia, que é o meu objetivo. 

Geralmente o material sobre esta ferramenta é apresentado em inglês, estando todo o conteúdo necessário disponível na página do próprio desenvolvedor.

Alguns links interessantes para quem deseja estudar mais sobre o AstroEQ:

Página Oficial:

AstroEQ Fórum:

Página EQMod:
http://eq-mod.sourceforge.net/

Na próxima publicação falaremos sobre o OnStep.

Abraços e até a próxima!!

7 comentários:

  1. Prezado Delberson, velho acompanhando seus trabalhos.
    Simplesmente uma excelente inciativa! Sucesso , juntos somos mais, somos a legião da Astronomia.

    ResponderExcluir
  2. saindo um sistema astroeq novinho creio que vou gostar

    ResponderExcluir
  3. Caro Delberson, muito bom esse tópico do seu Blog. Vou estudar o sistema do astroEQ, como não precisarei modificar a parte mecânica do telescópio, poderei comparar com Onstep. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Delberson. Estou tentando montar um GoTo com o Arduino Mega e uma RAMPs14. Estou com dificuldades na conexão dos periféricos na RAMPs. Tem como você me passar o esquema de pinos da sua montagem e a configuração do seu Arduino. Estou com dificuldades na conexão do bluetooth e do relógio. O meu relógio é um DS1302. Não sei se a configuração do OnStep aceita. Ele tem 5 pinos com o GND e VCC. Obrigado. me email é armandoleonardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa, deixa te perguntar uma coisa, tenho uma HEQ5 não sysnscan, modelo antigo, e estou querendo usar arduino para contorlar a mesma, só que um esquema que achei fica meio impraticavel usar, pois utiliza somente as velocidades que tem no controle dela 2-4-8x, e usar essas velocidades para buscar objetos no ceu sem tocar na montagem iria durar horas kkk Você conhece algum projeto que faça a velocidade de busca da montagem ir pelo menos a 16x para facilitar a busca de obbejtos no céu?

    ResponderExcluir
  6. Oi desculpe nao entendi como passou o software no mega pode mw mandar dicas, por favor.

    ResponderExcluir