domingo, 4 de novembro de 2012

Montagem Equatorial motorizada e computadorizada

Como sabemos o dia possui aproximadamente 24 horas, que é o tempo necessário para a Terra completar uma volta em torno do seu próprio eixo, este movimento é conhecido como "rotação" e pode ser observado a olho nú, desde que a pessoa observe um objeto celeste como a Lua, uma estrela, ou até mesmo o Sol (proteja os olhos corretamente para observar o Sol) por algum período. O observador notará que o astro desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 15° por hora ou 0,25° por minuto. Como referência, use o seu dedo indicador à distância de um braço do seu olho, a largura do seu dedo corresponde a aproximadamente 0,5° na esfera do céu.

À vista desarmada, esta é uma baixa velocidade, mas através de um telescópio ela praticamente impossibilita a observação astronômica porque o campo observado por um telescópio é (em média) inferior a 1°. Então, em pouco tempo, o astro foge ao campo visual do telescópio, principalmente quando usamos grandes aumentos, pois, quanto maior o aumento, menor o campo. 

Para superar esta dificuldade usamos uma montagem equatorial germânica (ou GEM - German Equatorial Mount em inglês) que é uma estrutura mecânica cuja finalidade é sustentar um telescópio e reproduzir o movimento de rotação da Terra para que o astro observado através do telescópio nunca saia do seu campo de visão. Existem outros tipos de montagem equatorial, mas a mais popular dentre os astrônomos amadores é a tipo alemã ou germânica. Este tipo de equipamento deve ser capaz de suportar bastante massa em seu berço de carga e possuir uma precisão elevadíssima, tais requisitos parecem ser antagônicos, mas é o que se espera de uma montagem equatorial.

Costuma-se dizer que uma montagem deste tipo deve possuir a delicadeza e precisão de uma dançarina de ballet e a robustez de um lutador de boxe. Todo tipo de vibração deve ser minimizada ou neutralizada, deve ser capaz de alinhar-se com o eixo de rotação da Terra, possuir ajuste em azimute, possuir um motor que reproduza a velocidade sideral com precisão e a transmita ao fuso acoplado a engrenagem que, por sua vez, é acoplada ao eixo polar (ou, eixo de Ascensão Reta - AR). Se possível, também é interessante que a montagem possua um motor no eixo de declinação, que é ortogonal ao eixo polar para que assim permita efetuar a autoguiagem, que é um processo pelo qual uma câmera secundária corrige os movimentos de ambos os eixos da montagem automaticamente. Estes são apenas alguns dos parâmetros necessários a um equipamento desta natureza.

Nesta postagem eu apresento a minha montagem equatorial germânica construída em casa, totalmente motorizada e controlada por computador. Nela utilizei quatro conjuntos de mancais e rolamentos (pillow blocks) com duas engrenagens e seus respectivos fusos mais dois motores com redutores controlados por PicGoTo. A montagem está instalada sobre um pilar de aço de 3" bem robusto que possui três rodinhas, uma em cada braço da base para movimentá-la, haja visto que é quase impossível levantá-la do solo.

Após dois anos projetando e comprando componentes, finalmente consegui montar toda a estrutura. Para construí-la precisei da ajuda de alguns amigos: Edigelson (marceneiro), Antoneone (torneiro mecânico), Newton (torneiro mecânico), José Marcos Baungartner (PicGoTo), Darío Pires (engrenagem e fuso polar), além do apoio incondicional da minha esposa (Jaqueline) e da companhia do meu filho de 2 anos (Heitor). Cito também alguns mestres importantes para o projeto: Vitor AD, Alexandre Milito, José Marcos Baungartner e Darío Pires. Peço desculpas se esqueci de alguém.

Montagem com um refrator 83mm F/12 também construído por mim.

Detalhe do eixo polar (Ascensão Reta)
A montagem possui dois níveis de bolha para o correto nivelamento com o solo.
Conexão do eixo de AR com o eixo de DEC.
Detalhe do dispositivo de ajuste de latitude.


Detalhe do ajuste de latitude.

Nestas imagens a montagem está sustentando um telescópio refrator 83mm F/12 também construído por mim, mas deverá trabalhar em definitivo com um telescópio refletor 150mm F/5 GSO com um refrator 90mm F/5.5 para autoguiagem.

Agradeço a todos pela visita.


30 comentários:

  1. Olá Delberson!

    Parabéns pelo seu trabalho, ficou excelente! Estou em faze de construção dos meus telescópios também, a montagem equatorial também, oque me chamou muito a atenção na sua montagem foi o uso de varias peças de madeira, que facilita muito, pois é muito mais fácil e barato comprar ferramentas para o trabalho com madeira do que para os metais.. Muito interessante.. Você pode postar mais detalhes da construção, ou algum link para algum tópico já existente sobre a sua montagem? Você se recorda o valor do investimento nessa montagem? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viinny Ramos,

      Desculpe-me pela demora em responder, eu havia perdido a senha de acesso do email que recebe as notificações do blog. Pelo visto, você possui muito interesse sobre o projeto.

      Eu gosto de trabalhar com madeira, é mais fácil, oferece um bom acabamento e resistência. Quais detalhes você precisa sobre o projeto? Pergunte-me que irei respondendo.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ola ..gostaria de fazer o mesmo com meu telescopio de 250mm.. acha possivel ? Vc faria ?

      Excluir
  2. Ficou muito bom, e imagino vai funcionar com grande precisão, a estrutura de madeira com metal junto teve um acabamento bem diferenciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado gmazza!

      O projeto ainda não está finalizado porque irei instalar motores mais precisos, mas ainda falta-me a redução adequada que não é fácil de encontrar.

      Abraços!

      Excluir
  3. Ótimo blog. Por favor não pare. É difícil achar blogs dessa temática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Brenno!

      Prometo dar mais atenção ao blog!

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá, ficou muito boa a montagem equatorial, eu também estou fazendo uma neste estilo,com rolamentos, madeira e aluminio. Só a base que dei preferência ao tripé de madeira.Pretendo motorizá-la assim que estiver bem habituado com o seu uso mecânico. Tb quero adotar o sistema corôa/parafuso na AR por ser mais compacto. Posso saber quantos dentes tem esta corôa? Bom trabalho, grato por disponibilizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlandelli,

      Eu sugiro que use o pier em substituição ao tripé, principalmente se você estiver em uma região de baixa latitude! Além disso, o pier é muito mais estável.

      A coroa do eixo polar possui 244 dentes, já a do eixo de declinação possui 144.

      Abraços!

      Excluir
  5. Para que serve um blog deste tipo se o autor não responde às perguntas dos visitantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlandelli,

      Desculpe-me pela demora em responder, eu havia perdido a senha de acesso do email que recebe as notificações do blog.

      Agora que o problema foi corrigido, prometo responder as mensagens na frequência correta.

      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Delberson, queria saber os detalhes da construção da sua montagem. Teria como nos falarmos por email? Estou querendo uma montagem equatoria para o meu telescópio de 150mm. Ele está sendo construído aqui em casa, e gostaria de fazer astrofografia com ele. Mas tenho o problema da montagem e da motorização. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna,

      Já resolveu sobre a sua montagem? Se não me engano, você tem o meu email. Qualquer coisa, estou à disposição.

      Abraços!

      Excluir
  7. vc é um gênio. este telescópio é muito show. Deve ser uma viagem entanto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Muito obrigado!!! Espero que continue visitando o blog e acompanhando as matérias e projetos.

      Abraços!

      Excluir
  8. epa achei outro maluco. tambem to entrando nessa de construir, a montagem esta pronta falta motorização

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publique os resultados da sua montagem também, estou acompanhando o seu trabalho.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde Delberson,
    cara seria possivel voce compartilhar mais detalhes do seu projeto?
    gostei muito da sua montagem e gostaria de idealizar ela em peças impressas em 3d para o newtoniano que estou trabalhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, eu preciso ver em meus arquivos se eu tenho todas as medidas para poder disponibilizar o projeto.

      Excluir
    2. opa perfeito, se puder compartilhar, ficaria muito grato.

      Excluir
  11. Com esta montagem você economizou quanto aproximadamente?Teria mais vantagem em comprar ou em fazer uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... não sei se economia é um fator preponderante neste caso, dependendo do nível de precisão que você desejar, construir pode ficar até mais caro do que comprar pronto. Eu faço porque gosto, porque me divirto, então sou suspeito para falar.

      Excluir
  12. Olá Delberson, parabéns novamente pelo seu trabalho e por disponibilizar pra gente. Eu montei um refletor de 180mm, mas eu quero montatar uma EQ germanica pra usar ele pra astrofotografia. Queria saber se esse seu projeto suporta tal instrumento, se não o que posso fazer, não quero comprar uma pronta quero eu mesmo fazer. Se vc pudesse por gentileza disponibilizar pra mim mais detalhes, ou me indicar algum lugar pra eu aprender sobre essa montagem pra eu mesmo construir. Não me importo muito por valores ja que vou montar aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elton. É muito prazeroso construir a própria montagem, recomendo que antes de iniciar qualquer projeto estude um pouco sobre mecânica celeste e sobre alguns conceitos de mecânica e eletrônica também. Já publique aqui no blog montagens mais modernas do que esta aqui, espero que continue acompanhando o blog, pois vou colocando as atualizações e detalhes. Abraço!

      Excluir
  13. Incrível!Por acaso o senhor faz por encomenda???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pelo interesse Neto Almeida, mas por enquanto não estou pensando em comercializar. Abraço!

      Excluir
  14. Boa noite Delberson! Esse tipo de rolamento não deixa a montagem extremamente solta? Pergunto porque eu fiz uma montagem bem robusta com rolamentos simples, de esfera, fica muito solta, a ponto de atrapalhar quando se quer fixar uma estrela. Vc poderia me orientar como solucionar isso?
    Abraço e meus parabéns !

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Delberson, estou tentando montar o meu telescopio refrator de 200mm, só a OTA já esta com 17 kg, sem contrapesos e tudo mais, porém minha maior dificuldade que estou encontrando é a um sistema que me de uma rotação angular de 0,004167. Eu possuo um motor de passo NEMA 34 com torque de 100 kgf, um driver para o motor de passo
    2MA860H, um redutor de velocidade 1:100, mas isto ainda é pouco para chegar a essa velocidade pequena, o que você usou alem disto?

    ResponderExcluir
  16. can you contact me by email?

    Khanh30125@gmail.com

    ResponderExcluir