segunda-feira, 3 de junho de 2019

Joias e diamantes - Messier 46

Aglomerado Aberto de Estrelas Messier 46
Messier 46, ou simplesmente M46, pertence a uma classe muito comum de objetos de céu profundo, que é a classe dos aglomerados estelares abertos. Este tipo de objeto é abundante no céu noturno, sendo possível encontrar um em cada canto do céu praticamente. No entanto, nem por isso são menos interessantes, porque apresentam-se em diferentes formas e cores, alguns deles apresentam até mesmo nebulosidade associada ao aglomerado.

Aglomerados estelares abertos possuem como característica intrínseca a jovialidade, geralmente os seus membros são estrelas jovens com a mesma idade e com o tempo vão se afastando uma das outras. Dentre as estrelas de M46 podemos notar que há algo diferente, com forma circular e cor esverdeada, este objeto já foi uma estrela um dia. NGC 2438 é agora uma nebulosa planetária, que é o resultado do final da vida de uma estrela com massa similar à do nosso Sol.

Então como pode haver uma estrela morta no meio de um aglomerado de estrelas jovens? Simplesmente porque estes objetos não estão no mesmo local, estão bem distantes entre si na verdade, porém estão na mesma linha de visada do observador aqui na Terra. Assim como quando uma pessoa observa um avião passando pela Lua, apesar de estarem no mesmo campo de visão, estão muito distantes um do outro.

Desde que iniciei na astrofotografia amadora o desejo em fotografar este aglomerado estelar já me conduzia a colocá-lo na minha lista de desejos, possivelmente pelo fato de haver esse outro objeto muito peculiar "dentro" do aglomerado. Como disse agora há pouco, cada aglomerado possui o seu charme e, neste sentido, M46 se destaca por haver uma nebulosa planetária (NGC 2438) contida em seu interior. Uma frase que descreve bem este objeto: "Messier 46 é como uma caixa de diamantes que abriga uma joia."
Nebulosa Planetária NGC 2438
Mas as surpresas não param por aqui! Além desta bela joia inserida dentre os diamantes, há ainda outra nebulosa planetária no mesmo campo de visão. Sim, SÃO DUAS NEBULOSAS PLANETÁRIAS! Sendo a segunda bem menor e mais tênue do que a que está no aglomerado, mas ainda assim se faz presente na foto.
Nebulosa Planetária PK231+4.1
Destaques para as pequenas nebulosas.
#Dados do objeto:
Nome: M46
Catálogo: Messier 46, NGC 2437
Descrição: Aglomerado aberto
Constelação: Puppis (Popa)
Magnitude Visual: +6.09
Tamanho Aparente: 20 arcmin.
Dist. Estimada: 4.900 anos-luz
Fonte: SkySafari 4 Plus app
#Equipamento:
Telescópio: Refrator Orion ED80
Distância Focal: 600mm
Câmera: QHY163M
Montagem: HEQ5 Pro
Filtros: LRGB Optolong
Guiagem: buscadora Meade 8x50 com câmera Starlight Superstar mono
Acessórios: aplanador de campo Orion; roda de filtros manual StarGuider

#Dados da captura:
Lum. (filtro L): 1.6 horas (subs 180s) bin1x1 -10° C
Vermelho (filtro R): 13 min. (subs 60s) bin1x1 -10° C
Verde (filtro G): 14 min. (subs 60s) bin1x1 -10° C
Azul (filtro B): 15 min. (subs 60s) bin1x1 -10° C
Exp. Total: 2.3 horas
Calibração: darks
Local: Silvânia / Goiás / Brasil
Data: 25 de maio de 2.019
Escala bortle: 4-5
Programas para aquisição: APT; EQMod; PHD 2
Programas para processamento: PixInsight e Photoshop CS6