quinta-feira, 9 de julho de 2020

Montagem Equatorial Caseira - Mark VI

GEM Mark VI
Em 2.020 (nem tudo foi perdido) dei início a um novo projeto de montagem equatorial desenvolvida e produzida em casa. A ideia inicial era apenas corrigir algumas peças da Toto Mount, haja vista que agora eu disponho de uma CNC Router para usinar peças em alumínio, madeira, plásticos etc. Desde quando terminei esta montagem eu sabia que em algum momento seria interessante melhorar algumas partes (apesar de funcionarem), não eram tão robustas ou belas, mas fiz com o que eu dispunha naquela época.

Diante deste cenário, iniciei também uma nova aprendizagem sobre como modelar e programar uma CNC. O primeiro ajuste necessário era no sistema de inclinação do eixo de ascensão reta para o alinhamento polar, o sistema anterior não me permitia fazer um alinhamento por derivação preciso. O outro ajuste era no sistema de instalação do motor em DEC, pois era improvisado com barras roscadas.
Primeiras peças a ficarem prontas
A ideia se resumia apenas nestes dois ajustes, porém diante das capacidades da CNC acabei me vendo diante da possibilidade de aprimorar toda a montagem e foi o que acabei fazendo, no final eu acabei criando uma nova montagem. Assim nasceu a Mark VI!

Esta nova montagem é de pequeno porte, capacidade aproximada para 12kg (fora as contra-pesos), equipada com o sistema AstroEQ (o qual já falei a respeito aqui no blog), possui GoTo, autoguiagem e preciso sistema de alinhamento polar. Além disso, criei também para ela um saddle padrão Vixen cujos parafusos de travamento não danificam o dovetail.
EQ desmontada
Na imagem acima podemos ver como não é fácil projetar e construir uma montagem equatorial do zero. Ao final contabilizei 62 peças e mais de 80 parafusos! Além de várias horas de projeto, montagem e testes...

A montagem encontra-se em uso e já fiz várias imagens com ela, portanto ela já conta com algumas horas de exposição em seu currículo e tem funcionado muito bem. Porém preciso aprimorar o sistema de embreagem que ainda não me agradou 100%, creio que com esta última alteração a montagem terá um pouco mais de precisão.

Nebulosa do Cachimbo

Complexo Nebular Rho Ophiuchi

Aglomerado Plêiades do Sul
As imagens acima foram todas obtidas com os equipamentos contidos na primeira foto desta publicação. Além da montagem caseira, o dovetail (barra onde se prendem as câmeras na montagem), o adaptador para lentes EOS-T2, o removedor de orvalho (dew heater) e a pequena luneta utilizada para guiagem foram todos construídos em casa. As imagens foram obtidas através de exposições de 180 segundos a 300 segundos utilizando uma câmera ZWO ASI178MC-C e objetiva Canon 50mm F1.8 II.

Abraços e até a próxima!