terça-feira, 17 de julho de 2018

XI EBA - 2018

Campo de trabalho
Julho chegou e com ele a realização de mais um EBA (Encontro Brasileiro de Astrofotografia), realizado na cidade de Padre Bernardo – Goiás, organizado brilhantemente pelo CAsB (Clube de Astronomia de Brasília).

Trata-se de um evento que reúne boa parte dos melhores astrofotógrafos brasileiros num local bem distante da poluição luminosa das grandes cidades, este local possibilita o registro de imagens de céu profundo que requerem longas exposições para serem feitas. Fazendo um adendo, a poluição luminosa é muito nociva a este tipo de fotografia porque impede o registro dos objetos cósmicos cuja luz é muito tênue.
Belíssimas instalações!
Nesta ocasião é normal trocar o dia pela noite (literalmente), pois há o reencontro do homem com o Cosmos. Muitos participantes residem nos grandes centros urbanos e ficam privados de observar as belezas que apenas um céu realmente escuro é capaz de proporcionar. Com os telescópios apontados para o alto, as luzes apagadas, montagens alinhadas com o pólo, o Universo se revela através de nossas lentes.

A congregação de talento e simpatia é um ponto forte do EBA, as conversas ao longo da noite, bem como o bate-papo nos fins de tarde (o horário matutino é reservado ao descanso - risos) são o que há de melhor. É incrível o quanto se aprende neste tipo de evento, afinal, cada participante é um autodidata nesta arte então todos têm muito a oferecer nas trocas de experiência e conhecimento.

Eu possuo um céu razoavelmente bom para astrofotografia na minha localidade, considerando a escala bortle (uma escala utilizada para aferir o nível de escuridão do céu), aqui gira em torno de 4 ou 5 nesta escala, o que já me proporciona boas imagens. No EBA dispomos de um céu escala bortle entre 3 e 4. Para mim, que sou acostumado a capturar fótons sozinho, é uma experiência inigualável estar ao lado de pessoas que compartilham da mesma paixão, além das boas risadas que só quem pratica astrofotografia iria rir delas.
Escala Bortle
Outro ponto interessante é a variedade de equipamentos que aparece no evento, há desde pequenas lentes fotográficas a enormes telescópios, e ambos produzem lindas imagens. Só nos falta agora encontrar um meio de driblar as nuvens, porque elas são daquele tipo de intruso que acaba com a festa (risos).
Aqui um dos telescópios grandões.
Enfim, o EBA vai muito além de um encontro de telescópios, traduz-se na celebração da beleza do Universo, registramos em nossos álbuns galáxias, nebulosas, estrelas cuja informação viajou por distâncias infinitas através de seus fótons para serem capturados por nós, aqui num pálido ponto azul.
Eu no campo com o meu telescópio.
A partir desta publicação iniciarei um novo trabalho no blog que há muito tempo estava na minha lista de objetivos, que é a cada captura minha criar um tópico no blog falando sobre o objeto e a sua captura. Acompanhem as próximas publicações!

4 comentários:

  1. Excelente descrição, se é que com palavras conseguimos traduzir fielmente o que é um EBA 😆. Compartilhar e a tônica. Mais do que grandes fotos o espírito de união e contagiante e faz bem ao corpo e ao espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo grande Mestre Diniz! Participar de um EBA é uma experiência sem igual. Abração!

      Excluir
  2. Parabéns Delberson, é inspiradora sua obra! Comprei meu primeiro telescópio em 2015, mas tenho minhas primeiras imagens do céu desde os 12 anos, até foto de eclipse do sol nos anos 90 com vidro esfumaçado tenho. Bem, desde 2015, sem experiência alguma venho de forma autodidata tentando aprender alguma coisa no campo da astrofotografia e resolvi guardar em forma de blog esse material. Estou montando meu blog a mais ou menos 2 anos, esta bem longe de transferir o trajeto percorrido até agora. Acompanho suas postagens e criações, como disse antes, são inspiradoras e me motivam. Caso tiver paciência um dia, o link para as minhas postagens é este: https://heritonblog.wordpress.com/2015/04/08/08042015-primeiras-imagens/ um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heriton, adorei o seu comentário! Palavras assim me incentivam a manter o blog ativo. Vou acompanhar os teus relatos também. Obrigado por compartilhar. Abração!

      Excluir