Telescópio que será reformado |
Estamos escrevendo esta publicação em setembro de 2.022, nesta era não temos nenhuma loja consolidada com telescópios à pronta entrega (saudades dos tempos do Armazém do Telescópio e da Astroshop). No cenário atual é muito difícil comprar um telescópio de qualidade. A única alternativa que temos neste momento são os fantásticos telescópios newtonianos de 114mm do talentoso Sandro Coletti, no entanto, é necessário encarar uma fila de espera e ficar limitado aos 114mm de abertura.
É importante destacar o momento que vivemos na astronomia amadora brasileira, um mercado escasso, em termos de equipamentos, principalmente no que se refere ao fator custo/benefício (não vale mencionar aqueles telescópios das multilojas, pois não são instrumentos de fato). O mercado de usados é outra lástima porque os maníacos querem vender um telescópio velho e comprar um carro com o dinheiro da venda.
Situação do espelho primário |
Dito isto, definimos o panorama atual, portanto, se você tem um telescópio em casa, cuide com muito carinho do seu equipamento e, caso ele não esteja bem cuidado, considere a possibilidade de reformá-lo. Neste cenário, é o melhor a se fazer. Este é o meu caso!
A vantagem agora é que o Blog do Delberson conta com um canal no YouTube (link) e todas as etapas da reforma estarão registradas em vídeo!
Outro ponto forte é que os conceitos, técnicas e projetos abordados na reforma também são muito úteis para quem pretende construir um TELESCÓPIO DO ZERO!
O telescópio a ser reformado foi montado por mim em 2016, temos até uma publicação aqui no blog sobre ele (link). Também construímos uma montagem dobsoniana (a mais adorada pelos astrônomos amadores!) para este telescópio a partir de um guarda-roupas velho (link).
Transformação que fizemos |
A ótica do telescópio é oriunda de um modelo bastante comercializado no Brasil na "época de ouro" das lojas brasileiras: trata-se de um SkyWatcher refletor newtoniano 150mm F/8. Deste modelo recebi os espelhos e o focalizador doados por um amigo na época, as demais peças foram desenvolvidas e construídas por mim.
Modelo da SkyWatcher |
Este instrumento é muito interessante como primeiro telescópio e possui uma qualidade bem bacana também. Através desta reforma também aproveitarei o momento para fazer algumas atualizações ao projeto e deixá-lo mais robusto para algumas aplicações, principalmente astrofotografia planetária e de estrelas duplas.
O que faremos e o que teremos na série de vídeos que está sendo produzida:
- Principal: realuminizar os espelhos;
- Substituir o suporte do secundário (aranha);
- Aprimorar a célula do primário;
- Instalar dovetail tipo Vixen e anéis para colocar na montagem equatorial;
- Motorizar o focalizador.
- Deixar pronto para astrofotografia;
- Fotos da Lua, planetas e estrelas duplas;
- Ensaios com DSO’s pequenos.
O primeiro vídeo da série já saiu e está fantástico! Vejam lá:
Aguardo vocês na próxima publicação!
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário