Nebulosa Trífida - Messier 20 |
Olá pessoal,
Desde 31 de outubro de 2016 vocês conhecem a Toto Mount, foi quando apresentei o projeto aqui neste blog e desde então venho realizando testes e ajustes no projeto conforme a minha disponibilidade de tempo e recursos. Vale salientar que: mais importante do que falar é fazer!
Portanto de nada adianta fazer um aparato mecânico bonito que não cumpre o que promete, mas este não é o caso da Toto Mount, pois ela cumpre muito bem a tarefa designada a ela. A foto acima que ilustra esta publicação é a Nebulosa Trífida, também conhecida como M20 (em referência ao objeto número 20 do catálogo Messier), este objeto é bastante conhecido e um excelente alvo para fotografar.
Esta imagem foi totalmente produzida utilizando a Toto Mount e é a prova definitiva do que a montagem é capaz de fazer. O telescópio utilizado foi um refletor newtoniano SkyWatcher com abertura de 130mm e 650mm de distância focal, com o uso do corretor de coma GSO a distância focal sobe para 715mm – este telescópio recebeu várias modificações para adequá-lo a astrofotografia (farei uma publicação sobre este telescópio). A câmera é uma ZWO ASI174MM sem refrigeração, trata-se de uma câmera monocromática com sensor CMOS dedicada à astrofotografia, principalmente solar e lunar, mas também pode ser utilizada para registros planetários e de espaço profundo.
O tempo de exposição aplicado foi de 1,5 horas com quadros de 180 segundos, a autoguiagem foi realizada com o PHD e um pequeno refrator acromático (58mm F4) (caseiro também) com uma antiga câmera Meade LPI. A carga de equipamentos sobre a montagem ficou em aproximadamente 5 quilos e não trouxe qualquer dificuldade à Toto Mount. Vejam um print screen da tela do PHD guiando a montagem:
Autoguiagem da Toto com o PHD e câmera Meade LPI |
A montagem se comportou melhor com os novos ajustes do que no teste anterior, finalmente creio que cheguei bem próximo da versão definitiva do projeto, o último ajuste será substituir o suporte dos motores. Durante a sessão, aproveitei para fazer algumas fotos da Lua:
Lua em 27 de agosto de 2017. |
Lua em 28 de agosto de 2017. |
Por fim, seguem as fotos do conjunto:
Conjunto completo |
Os testes foram realizados em dois dias, então para não perder o alinhamento polar coloquei uma proteção no equipamento. Pra mim ficou parecendo o módulo lunar (rsrs). |
Finalizando...
A foto que abre esta publicação pode até não ser a minha melhor astrofotografia, mas com certeza é a que me deixou mais feliz desde que iniciei na astrofotografia. O sentimento prazeroso de conseguir capturar fótons e transformá-los em belas imagens com equipamentos que nasceram na sua garagem é impagável! O objetivo principal desta captura era avaliar quatro aspectos do conjunto:
- acompanhamento sideral;
- autoguiagem;
- colimação;
- correção de campo.
Todos eles foram satisfatoriamente atingidos, então posso dizer que o resultado do projeto foi um grande sucesso! Espero assim motivar as pessoas a criarem os seus próprios equipamentos colocando toda a criatividade para funcionar.
Abraços!