Nesta continuação do tópico anterior irei discorrer agora sobre vários termos utilizados na Astrofotografia Amadora e as razões que motivam o uso de alguns equipamentos nesta área. Quando iniciei nesta prática eu não encontrei qualquer tipo de material que explicasse (e mostrasse) o papel de cada equipamento durante o processo e como identificar erros nas minhas imagens produzidas.
A curva de aprendizado para mim seguiu paulatinamente, cada novo passo baseou-se no entendimento sobre o papel dos instrumentos e, à medida que eu conseguia comprar o que precisava, podia acompanhar ao longo do tempo a evolução das minhas fotos. Este processo de aprendizagem para mim se deu solitariamente pesquisando no pouco material que havia disponível na língua portuguesa e fontes em inglês.
Como sabem, sou praticante de basicamente um tipo de astrofotografia: objetos de céu profundo (deep sky objects). Embora no início eu tenha praticado astrofotografia planetária com uma webcam e também eventualmente eu faça registros solares e lunares, hoje o meu conjunto de equipamentos baseia-se prioritariamente neste tipo de astrofotografia. Portanto a minha experiência predominante é nesta área e o nosso guia será voltado a este segmento.
O conjunto de equipamentos necessários (comumente chamado de setup) para fazer fotos do céu profundo consiste basicamente em:
*Telescópio principal: instrumento de boa qualidade ótica e rápido (abaixo de F7), cuja função é capturar a luz necessária para formar as imagens;
*Montagem equatorial: equipamento necessário para compensar o movimento de rotação da Terra, uma montagem equatorial para astrofotografia deve ser precisa e robusta;
*Câmera DSLR: câmera capaz de fazer longa exposição e alta sensibilidade em ambientes com pouca luz;
*Conjunto de autoguiagem: equipamento necessário para fazer correções finas em tempo real durante o acompanhamento sideral;
*Corretor/Aplanador: acessório necessário para corrigir a ótica do telescópio principal, em refratores (foto) utiliza-se um aplanador de campo (field flattener), em refletores é utilizador o corretor de coma (coma corrector), e alguns tipos de telescópio dispensam este acessório, exemplo dos Ritchey–Chrétien;
*Laser verde (buscadora): acessório cuja finalidade é facilitar o apontamento do telescópio na direção do alvo a ser fotografado.
Opcionalmente ainda podemos ter: filtros; roda de filtros; máscaras de foco; no-break; removedores de orvalho; estabilizadores de tripé etc.
Esta série de publicações terá apenas mais duas partes, sendo que na próxima serão abordados os seguintes temas: motorização/autoguiagem, tempo de exposição, ISO, aberração cromática e curvatura de campo. A última será sobre processamento de imagens.
Até a próxima!
Que bacana Delberson, mais uma vez parabéns pela postagem! Ah...e obrigado também, afinal aprendemos demais com sua experiência na astronomia.
ResponderExcluirEsse seu tele é um ED 80 mm, não é?!Pergunto pois também tenho um e (talvez) com as mesmas especificações - porém da Sky. Recentemente adquiri um aplanador de campo como o seu, mas confesso que ainda não testei e estava em dúvidas se ele seria eficiente em um tele F/7,5.
Que filtro utiliza em suas fotos de maneira geral?
Abraços amigo...
Muito obrigado pelo apoio André! Sim, é um Orion ED80 e o flattener da Orion funciona muito bem com ele. Para as capturas sempre utilizo o filtro Optolong CLS-CCD clip, é um filtro excelente para astrofotografia urbana.
ExcluirAbraço!
SHOWWW..PARABÉNS
ResponderExcluirValeu! Obrigado!
ExcluirAbraço!
Parabéns pelo material, aguardando as proximas postagens.
ResponderExcluirMuito obrigado Eddy! É o apoio de vocês que me motiva a continuar publicando. Acabei de publicar a terceira parte.
ExcluirAbraço!
essa montagem sua realmente me parece a de mais simples construção e certamente de otima qualidade
ResponderExcluirValeu Paulo! Realmente a montagem é simples mas requere bastante precisão, o que acaba complicando o projeto. Abraço!
ExcluirMuito legal da sua parte compartilhar seus conhecimentos!!!
ResponderExcluirAbraço!
Valeu! Espero que continue acompanhando o blog. Abraço!
Excluir