domingo, 9 de setembro de 2018

Equipamentos: Como Comprar um Telescópio Usado - Parte 1


Um tema muito relevante na astronomia amadora e pouco debatido é a compra de equipamentos astronômicos usados, diante disso resolvi escrever este artigo expondo algumas informações que podem ser úteis, haja vista que possuo experiência neste tipo de aquisição pois, com exceção da câmera QHY163M que comprei nova e das montagens equatoriais que construí, todo o restante foi adquirido no mercado de usados.

Todos nós desejamos fazer um bom negócio quando compramos algo, principalmente no que se refere a equipamentos astronômicos porque em geral são produtos com elevado valor agregado. Um problema neste tipo de negócio é a falta de experiência por parte de quem compra, e outro problema é a falta de informações acerca do estado do equipamento. Enumerarei a seguir alguns pontos que podem ajudar na tomada de decisão:

Marca do Equipamento

Em Astronomia a marca tem peso, é difícil falar em genérico nesta área. Existem inúmeras marcas, muitas delas manufaturadas pelo mesmo fabricante, contudo algumas marcas possuem controle de qualidade um pouco mais criterioso do que outras. O telescópio é um equipamento de precisão, apesar de muitos iniciantes pensarem que é um brinquedo. Um telescópio de verdade deve possuir qualidade ótica e mecânica, para isso bons subtratos custam caro elevando o valor final. Como exemplo cito os telescópios refratores (popularmente conhecidos como lunetas), refratores bem corrigidos usam lentes objetivas feitas com vidros nobres, no entanto a maioria disponível no mercado comum possui lentes de resina plástica (o que obviamente não é um telescópio, estando mais próximo de um brinquedo). Portanto antes de comprar pesquise sobre a marca do equipamento em questão, use o google exaustivamente, procure relatos de usuários, pesquise sobre astrofotografias feitas com aquele equipamento (bons telescópios produzem boas astrofotografias).

É difícil citar explicitamente que marca é boa ou ruim, mas uma maneira interessante é verificar quais marcas pessoas experientes no ramo usam. Se há algum astrofotógrafo de sua preferência, cujo trabalho lhe agrade, verifique a marca dos equipamentos que ele usa, dificilmente você encontrará em uso várias daquelas marcas anunciadas no Mercado Livre.

Procedência

Tal como pesquisamos a procedência de um veículo usado antes da sua aquisição, um telescópio exige o mesmo cuidado. Nada adianta um equipamento de uma boa marca se ele não recebeu os devidos cuidados pelo dono anterior. Como disse anteriormente, telescópios são equipamentos de precisão e exigem cuidados especiais no uso, transporte, manuseio e armazenamento. Por diversas vezes usuários pouco experientes ou pouco cuidadosos adquirem equipamentos, os danificam e logo depois tentam revendê-lo. Mal uso durante o manuseio pode causar danos irreversíveis, citarei alguns:
  • Montagem motorizada: toda montagem possui capacidade de carga nominal, a sua operação deve respeitar os limites estabelecidos pelo fabricante, caso contrário haverá desgaste prematuro dos componentes principais do equipamento, tais como: engrenagens, motores e rolamentos. Além disso, uma montagem motorizada do tipo germânica (que é a mais popular) deve trabalhar sempre bem balanceada, caso contrário provocará stress mecânico nos componentes que podem comprometer a vida útil da mesma. Outro fator importante é a alimentação que foi utilizada na parte eletrônica, recomenda-se sempre o uso de fontes de qualidade com circuito de proteção, qualquer gambiarra pode ser nociva à eletrônica.
  • Telescópio refrator / Objetivas fotográficas: o principal inimigo desta classe de equipamentos é a umidade, ambientes muito úmidos e com baixa taxa de manutenção tendem a se tornarem favoráveis ao surgimento de colônias de fungos sobre as lentes destes equipamentos, ataques mais severos de fungos podem danificar permanente o revestimento ótico (coating) das lentes. Este tipo de equipamento, em geral, não é tolerável a quedas ou pancadas; além disso não é o tipo de equipamento que o usuário comum precise desmontar com frequência, usuários curiosos em excesso, neste caso, podem representar um risco ao telescópio.

  • Telescópio refletor: nesta classe a maior preocupação é o estado dos espelhos, principalmente do espelho primário, pois a superfície refletora de um espelho é muito mais suscetível a riscos, manchas e danos. Telescópios newtonianos possuem o tubo aberto e por isso acumulam mais sujeira no primário, a limpeza somente deve ser efetuada se o executor da tarefa possuir o devido conhecimento do que está fazendo e fazer com muito zelo. Além disso, a camada refletora se desgasta com o tempo e exige a realuminização periódica, refletores muito velhos podem estar com esta camada deteriorada exigindo a realuminização.

  • Telescópio catadióptrico: exige praticamente os mesmos cuidados de um telescópio refrator, pois o tubo é fechado e minimiza o acúmulo de sujeira no primário, no entanto a placa corretora pode acumular fungos. Esta mesma placa corretora merece muita atenção, caso esteja danificada é praticamente impossível substituí-la.

  • Câmeras: este é um dos itens mais complicados de se comprar usado, principalmente se a câmera for refrigerada. Câmeras astronômicas refrigeradas exigem certos cuidados para não se danificarem pelo mau uso; um dispositivo como este se usado incorretamente pode sofrer danos irreversíveis. Além disso, dispositivos eletrônicos possuem vida útil reduzida, um telescópio de boa qualidade poderá ser utilizado por décadas, enquanto que dispositivos eletrônicos tendem a apresentar problemas e ficarem defasados tecnologicamente.

  • Filtros, corretores, redutores e similares: necessitam basicamente dos mesmos cuidados dispensados aos telescópios refratores, principalmente no que se refere a limpeza e armazenagem, sendo a umidade o pior inimigo.

Neste aspecto, conhecer o dono anterior do equipamento já te dará uma boa ideia sobre o estado do mesmo, um usuário experiente e zeloso manterá os equipamentos com os devidos cuidados necessários à sua preservação; já um usuário menos experiente, ou mesmo que experiente seja negligente, possivelmente terá um equipamento fora das melhores condições. Portanto, consulte quem é o dono anterior do equipamento que pretende comprar e tente saber a forma como foi usado e armazenado.

Ao escrever o artigo percebi que o mesmo estava ficando muito extenso, mas não há como resumí-lo sem perder informações pertinentes, diante disso resolvi dividí-lo em duas partes. A segunda etapa conterá os seguintes aspectos da compra: Tempo de usoPreço Cosmética.


Abraços e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário