domingo, 16 de setembro de 2018

Nebulosa da Hélice - NGC 7293

Nebulosa da Hélice - NGC 7293
Nebulosa da Hélice é uma nebulosa do tipo planetária na constelação de aquário, acredito que este seja o único objeto que eu já tenha fotografado nesta constelação. Nebulosas planetárias se formam ao final da vida de uma estrela do tipo solar, logo após a fase de gigante-vermelha a estrela colapsa sobre si explodindo em forma de supernova e o remanescente disso forma a nebulosa planetária. Apesar do nome, esta classe de objeto nada tem a ver com os planetas, a nomenclatura se deve à época do descobrimento deste tipo de nebulosa que se parecia com os planetas gasosos observados por um telescópio.

A Hélice pertence a uma classe de objetos de céu profundo muito difícil de se registrar (principalmente com o meu equipamento), pois as nebulosas planetárias reúnem consigo dois fatores complicadores: são pequenas e tênues. Ou seja, essa classe de objeto congrega uma característica  da fotografia planetária (pequeno tamanho angular) com uma característica dos objetos de céu profundo (tenuidade). Portanto esta combinação exige do equipamento boa capacidade de guiagem para pequenos campos e alta sensibilidade, respectivamente.

Há inúmeros motivos para se fotografar esta nebulosa, um deles é porque para a nossa felicidade a Nebulosa da Hélice escapa um pouco da regra anterior sendo relativamente grande, possivelmente devido à sua proximidade em relação à Terra (700 anos-luz). A sua posição também favorece aos observadores aqui na Terra, pois a vemos "face a face". Este objeto é muito famoso por ser um daqueles popularizados pelo telescópio espacial Hubble, algumas pessoas gostam de se referir a esta nebulosa como um olho cósmico no céu que nos observa e por isso recebeu o apelido popular de O Olho de Deus. Eu, particularmente, a chamaria de O Olho de Agamotto (risos).

A captura

A captura desta nebulosa ocorreu de forma despretensiosa porque eu estava capturando algumas nebulosas em h-alpha no bojo da Via Láctea na constelação de sagitário e, logo após o declínio desta no horizonte, o único objeto atraente nesta faixa espectral era NGC 7293. Eu já havia me frustado várias vezes tentando capturá-la, tanto com câmera DSLR quanto com a câmera dedicada. A Hélice é muito tênue e as nebulosidades adjacentes são mais tênues ainda, a captura anterior em LRGB se mostrou bem medíocre e por isso nem foi publicada, contudo a integração com o h-alpha salvou os dados anteriores produzindo uma imagem bastante interessante.
Hélice em H-Alpha
Outro problema foi reunir dados de 4 noites diferentes cuja rotação da câmera estava diferente em cada uma delas, mesmo os programas de empilhamento mais eficientes possuem dificuldades em compensar a falta de informação em certas partes do campo, a princípio pensei que não seria possível formar uma imagem apresentável, mas no final com alguns ajustes na referência tudo se encaixou bem.

Um detalhe muito interessante nesta imagem é a quantidade de informações/detalhes registrados na foto, é possível identificar finas estruturas no centro da nebulosa como os glóbulos cometários em direção ao centro onde se encontra uma estrela anã-branca, percebemos também os filamentos na borda em formas de tentáculos. Por anos tais detalhes só eram acessíveis aos melhores telescópios profissionais na Terra, vê-los em minha imagem me deixa extremamente satisfeito porque foi capturado com um minúsculo telescópio com 80mm de abertura, demonstra portanto que o telescópio é de boa qualidade, a câmera é muito sensível e o foco foi bem feito pelo operador (no caso eu - risos).


#Dados do objeto:
Nome: Nebulosa da Hélice / Helix Nebula / Nebulosa Olho de Deus
Catálogo: NGC 7293 / C 63 / ARO 17
Descrição: nebulosa planetária
Constelação: Aquarius (Aquário)
Magnitude Visual: +7.59
Tamanho Aparente: 14.7 x 12.0 arcmin.
Dist. Estimada: 700 anos-luz
Fonte: SkySafari 4 Plus app
Localização da nebulosa na constelação Aquarius.
#Equipamento:
Telescópio: Refrator Orion ED80
Distância Focal: 600mm
Câmera: QHY163M
Montagem: Veronica CEM e HEQ5 Pro
Filtros: LRGB e L-PRO Optolong, H-Alpha 7nm Baader
Guiagem: buscadora Meade 8x50 com câmera Starlight Superstar mono
Acessórios: aplanador de campo Orion; roda de filtros manual StarGuider

#Dados da captura:
Lum. (filtro L): 2,34 horas (subs 300s) bin1x1 -10° C
Lum. (filtro H-Alpha): 4,67 horas (subs 300s) bin1x1 -10° C
Vermelho (filtro R): 1 hora (subs 180s) bin1x1 -10° C
Verde (filtro G): 1 hora (subs 180s) bin1x1 -10° C
Azul (filtro B): 1 hora (subs 180s) bin1x1 -10° C
Exp. Total: 10 horas
Calibração: darks
Local: Silvânia / Goiás / Brasil
Data: 10-13 de agosto de 2.018
Escala bortle: 4-5
Programas para aquisição: APT; EQMod; PHD 2
Programas para processamento: PixInsight e Photoshop CS6

#Image Plate Solver:
Resolution ........ 1.318 arcsec/pix
Rotation .......... -15.069 deg
Focal ............. 594.59 mm
Pixel size ........ 3.80 um
Field of view ..... 1d 4' 23.0" x 45' 1.3"
Image center ...... RA: 22 29 39.176  Dec: -20 51 07.50

#Melhor resolução:
Flickr: resolução 1920 x 1343

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário